CEHAB-RJ entrega Títulos de Propriedade em Padre Miguel

Entrega de Escrituras em Padre Miguel

As intervenções da CEHAB-RJ vão muito além da construção e reforma de casas, elas incluem também ações de regularização fundiária. A companhia, vinculada à Secretaria de Habitação de Interesse Social, executa um papel fundamental nesta área. Reginaldo Jardim e Guilherme Bencardino, respectivamente presidente e vice-presidente da empresa, participaram nesta quarta-feira (19/04) do evento que marcou a entrega de dez títulos de propriedade no Conjunto Habitacional Dom Jaime Câmara, em Padre Miguel, na Zona Oeste da cidade.

A data será um marco para estas famílias, que há décadas aguardam por este momento. Nove em dez brasileiros sonham com a casa própria, mas este sonho só se torna real quando estão em posse do documento que lhe assegura a propriedade, proporcionando segurança e tranquilidade. Por diversas vezes este desejo esbarra no excesso de burocracia, contudo a CEHAB-RJ, através da sua equipe que atua na Diretoria de Operações Imobiliárias, vem trabalhando para superar este obstáculo.

Durante os primeiros meses de 2023 já foram entregues 150 títulos de propriedade, distribuídos pelos conjuntos: Cesarão (Santa Cruz), Dom Jaime Câmara (Padre MIguel), Santa Margarida (Cosmos), VIla Kennedy e Campinho (Campo Grande). A expectativa é que 30 mil pessoas sejam atendidas durante os próximos três anos. Serão beneficiados moradores cujo financiamentos estejam quitados e os titulares habilitados à titulação. Os moradores receberão o documento, com isenção de custas cartoriais, preservando o seu real direito. O objetivo é assegurar às famílias a segurança da propriedade do imóvel com a entrega da escritura definitiva e registro geral de imóveis (RGI).

"O essencial é a garantia da segurança da posse e propriedade real do imóvel, apenas isso interessa ao morador. A burocracia muitas vezes atrapalha, transformando um sonho em pesadelo. E, não menos importante, durante este processo os mutuários não terão despesas, pois não pagarão os custos cartoriais e com o Registro de Imóveis ", afirma Reginaldo Jardim, presidente da CEHAB-RJ.

Já o Vice Presidente, Guilherme Bencardino, destaca o empenho da equipe e sucesso obtido neste início de ano: " Foram 150 títulos emitidos apenas em poucos meses, é uma marca espetacular, que mostra o valor e qualidade dos profissionais que a CEHAB-RJ tem a sua disposição. Este resultado é a certeza de que estamos no caminho certo e com certeza muito mais pessoas serão beneficiadas".

"Cheguei aqui com 13 anos, cresci, casei, tive três filhos e todos foram criados aqui. Nunca imaginei que este dia chegaria, estou muito emocionada! Era exatamente isto que faltava para dormir em paz, ter a certeza que o imóvel é realmente meu". Edir Barroso Pereira, moradora do Conjunto Dom Jaime Câmara.